AVISO

Um pouco de sátira, um pouco de informação e alguns pensamentos...


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Hidratação Cutânea


Quanto ou quão pouco sabe-mos de hidratação cutânea?



Sinceramente, como estudante de enfermagem, sempre dei maior importância á fisiologia da pele, fisiopatogenia da cicatrização, caracterização das feridas, ambiente para a cicatrização, tratamento das feridas…… descurando em parte a “acção” de determinado produto na pele. Como resultado segue-se o seguinte texto (não vou falar da alimentação para prevenir a desidratação nem da soroterapia):

A pele é formada por 3 camadas: epiderme, derme e a hipoderme.
A água que provem da circulação sanguínea atravessa, via derme, as diferentes camadas da epiderme e evapora-se no meio ambiente. Se o fluxo de água de dentro para fora do corpo, via pele for intenso, pouca água fica retida na pele, podendo esta ficar seca, áspera……. Uma pele naturalmente hidratada deve reter uma boa quantidade de água na epiderme e derme.

“A pele saudável auto-regenera-se naturalmente. Mas muitos factores – desde ambientais aos hereditários – podem afectar negativamente esta capacidade e conduzir a uma situação de secura extrema da sua pele.”

A grande chave para manter a saúde da pele é mantê-la limpa e hidratada.

Na limpeza vamos desobstruir os poros, para deixar a pele mais “permeável” aos hidratantes (mas também vamos diminuir o manto hidrolipídico da pele facilitando a evaporação da água). Os hidratantes facilitam a penetração de água nas células e ajudam a manter a camada superficial da pele íntegra.

Existem dois tipos de hidratantes: os oclusivos e os umectantes:
Os umectantes, como a glicerina (sorbitol, uréia, açúcares…), têm um papel importante na hidratação. Não só introduzem hidratação de imediato na pele, como também ajudam a pele a auto-regenerar-se (triplicam instantaneamente a hidratação retirando água das camadas mais profundas da pele transportando-a à superfície).
Os oclusivos como a vaselina (parafina, peridroesqualeno, silicones, ceras, óleos naturais…), preenchem o vazio dos lípidos perdidos da superfície da pele. Estes elementos fornecem uma barreira física contra o mundo, a água é impedida de evaporar aumentando a hidratação (ocorre uma obstrução momentânea dos poros da pele). Adicionalmente, os oclusivos ajudam no processo de regeneração da pele proporcionando uma barreira protectora que reduz a perda de água e retém o conteúdo da mesma.

Como informação adicional:

Os umectantes atraem água quando aplicados à pele (de fonte transepidérmica), podendo aumentar a perda de água, a menos que a humidade relativa do ar seja muito alta (acima de 80%), ou seja, em locais ou épocas de baixa humidade relativa do ar, os umuctantes poderão causar uma maior desidratação da pele.

Pesquisas indicam que a exposição prolongada à água de qualquer tipo pode levar á desidratação por meio da diminuição da habilidade em retê-la (sendo a água quente e a água com cloro as que têm um maior efeito desidratante).

Estudos mostram que, com a pele seca, certos tecidos, como linho ou poliéster, podem de facto ser piores aumentando a desidratação. Tecidos macios e suaves ajudam a manter a hidratação.

Acções de nutrientes encontrados em alguns produtos:
Sódio e potássio: actuam no equilíbrio hídrico das células, além de apresentar efeito metabólico.
Magnésio: acção relaxante natural.
Ferro: actua no transporte de oxigénio para os tecidos.
Iodo natural: regula a função da glândula tiróide, facilitando o metabolismo.
Fósforo: actua como potenciador da síntese de substâncias celulares, libertando energia para os tecidos.
Cobre: acção anti-inflamatória, potenciando diversas enzimas, actuando na síntese de colagenio.
Titânio, prata e silício: actuam particularmente na manutenção da elasticidade e do tonos da pele.
Vitamina: A, C, E, vitaminas do complexo B e a pró-vitamina D – nutrição celular.
Açúcares: realizam a nutrição dos tecidos, além de potenciar as redes de sustentação da pele.

De onde retirei/copiei/CtrlC CtrlV:

http://lindasmulheres.web44.net/blog/2008/05/24/pele-ressecada-no-inverno-prepare-ela-para-enfrentar-a-estacao-sem-sofrimento/

http://www.vasenol.com.pt/Carousel.aspx?Path=Consumer/YourSkin/DrySkinCycle#stage5

http://pwp.netcabo.pt/jarsimoes/MGFV001MASTER/textos/414/409_texto.html

http://www.vasenol.com.pt/Carousel.aspx?Path=Consumer/OurProducts/IntensiveRescueRange/Home

http://www.indafarma.com.br/corpo.swf

http://www.youtube.com/watch?v=VMK5QVBoAgM

http://www.ftecnica.com.br/index.php?corpo=beleza

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=13100&assunto=Dermatologia/Pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário